Praia de Copacabana

 

COPACABANA BEACH

Copacabana é uma das praias mais famosas do mundo, tem 4 km de extensão e larga faixa de areia.

Rodrigo Soldon

Créditos: Rodrigo Soldon – Fonte: www.flickr.com (CC BY 2.0)

É a principal praia do Rio de Janeiro, e uma das praias mais frequentadas no Brasil, estando, também, entre as mais frequentadas no mundo.

Daniel Garcia NetoBryn Pinzgauer

Foto 1: Daniel Garcia Neto (CC BY 2.0)     Foto 2: Bryn Pinzgauer (CC BY 2.0) – Fonte: www. flickr.com

A Princesinha do Mar da Zona Sul do Rio de Janeiro, além dos prazeres da água, proporciona aos seus visitantes grandes eventos esportivos como campeonatos mundiais de futebol de praia, campeonatos mundiais de vôlei, maratona aquática, triatlo e a grande atração de final de ano, a espetacular queima de fogos, envolvendo turistas e moradores da cidade, numa grande confraternização, na maior festa de réveillon do planeta.

Thiago Monteiro BernardoCréditos: Thiago Monteiro Bernardo – Fonte: www.flickr.com (CC BY 2.0)

Mas além dos eventos esportivos e do Réveillon, grandes concertos musicais fazem da Praia de Copacabana um local de muita festa, com atrações nacionais e internacionais como, por exemplo, o histórico show dos Rolling Stones em 2006, com mais de 1,5 milhão de pessoas, numa das mais empolgantes apresentações da banda britânica em todos os tempos, e o registro religioso, outro evento de grande repercussão mundial, na passagem do papa Francisco, para cumprimento de sua primeira agenda oficial dentro da Jornada Mundial da Juventude, na orla da praia, com mais de 1 milhão de fieis.

Rolling Stones

Créditos: Show Rolling Stones

Tânia Rêgo 3.0

Créditos: Tania Rêgo/ABr – Agência Brasil – Fonte: www.pt.wikipedia.org (CC BY 3.0 br)

Sobre a origem do nome, Copacabana é um culto a Nossa Senhora de Copacabana surgido através de imigrantes vindos do Peru e da Bolívia, e seus descendentes que habitavam o Rio de Janeiro no século 19.

Um de seus destaques é o famoso desenho de ondas em seu calçadão, de inspiração portuguesa, cujo significado é o encontro das águas, por isso, para muitos, “pedras portuguesas”.

Ao longo da praia, é comum você encontrar, de manhã ou à tarde, várias personalidades caminhando ou pedalando pela ciclovia, que vai de uma ponta à outra da praia. Necessariamente, não precisa ter uma bicicleta. Você pode alugar, se quiser.

Bryn PinzgaverJuliana Swenson

Foto 1: Bryn Pinzgauer (CC BY 2.0)     Foto 2: Juliana Swenson (CC BY-SA 2.0) – Fonte: www.flickr.com

Jorge Brazil

Créditos: Jorge Brazil – Fonte: www.flickr.com (CC BY 2.0)

Francisco Anzola 2Barbara Eckstein

Foto 1: Francisco Anzola – Fonte: Flickr (CC BY 2.0)      Foto 2: Laszlo Ilyes – Fonte: Flickr (CC BY 2.0)

Copacabana abriga alguns dos importantes pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro como o Forte de Copacabana, Forte do Leme e o famoso Hotel Copacabana Palace. Aliás, o Copacabana Palace foi uma das chaves importantes para o crescimento do bairro, pois sua construção motivou a ocupação nessa área da praia, até então distante do resto da cidade.

Pedro Araujo saCyro A. Silva

Foto 1: Pedro Arajujo – Fonte: Flickr (CC BY-SA 2.0)      Foto 2: Cyro A. Silva – Fonte: Flckr (CC BY 2.0)

Barbara EcksteinPhil Whitehouse

Foto 1: Phil Whitehouse – Fonte: Flickr (CC BY 2.0)      Foto 2: Laszlo Ilyes – Fonte: Flick (CC BY 2.0)

Copacabana é a primeira praia sentido centro/zona sul. Normalmente, suas águas são tranquilas, mas em ocasiões de correnteza forte, é bom tomar cuidado. É uma praia com ótima estrutura, possui várias barracas e quiosques na calçada, todos com mesas, cadeiras, variadas bebidas, petiscos e até música ao vivo. Copacabana é também fonte de inspiração para escultores que constroem e expõem suas magníficas obras na areia.

Jorge in BrazilJorge in Brazil

Foto 1 e 2: Jorge in Brazil – Fonte: Flickr (CC BY 2.0)

Juliana SwensonSheila tostes

Foto 1: Sheila Tostes (CC BY 2.0)      Foto 2: Juliana Swenson (CC BY-SA 2.0) – Fonte: www.flickr.com

Para o almoço e o jantar há vários restaurantes na Avenida Atlântica, assim como muitas lanchonetes, bares e boates para o chope da tarde e a diversão da noite. A rede hoteleira nas redondezas da praia também é um fator importante para quem gosta de ficar mais próximo ao mar.

Barbara

Barbara Eckstein 2Barbara Eckstein4

Fotos 1, 2 e 3: Barbara Eckstein – Fonte: Flickr (CC BY 2.0)

A praia, também propicia um bom passeio à noite, pois é bem iluminada. Muitas pessoas aproveitam esse momento para se exercitar, caminhar, sentir a brisa do mar e encontrar os amigos.

Patrícia FigueiraCopacabana

Fotos 1 e 2 – Créditos: Patrícia Figueira – Fonte: www.flickr.com (CC BY-SA 2.0)

CopacabanaCopacabana

Foto 1: Zemlink! (CC BY 2.0)      Foto 2: Brian Snelson (CC BY 2.0) – Fonte: www.flickr.com

Copacabana é o berço da bossa nova, um micro universo na grandeza e beleza do Rio de Janeiro. Há de se destacar também, as homenagens que a cidade presta a duas figuras de destaque na arte musical e literária brasileira, Dorival Caymmi e Carlos Drumond de Andrade, em estátuas de bronze expostas no calçadão.

Digo_Souza ndEdmundo Gall sa

Foto 1: Digo_Souza – Fonte: Flickr (CC BY-ND 2.0)     Foto 2: Edmundo Gall – Fonte: Flickr (CC BY-SA 2.0) 

Tranquilamente, Copacabana é uma grande pedida.

Mais informações sobre Copacabana

Vídeo Copacabana Beach – Créditos: Jacer Zarzycri – Fonte: Youtube