Os “Sete Cumes”

 

Cid Ferrari, engenheiro paulistano, dá dicas especiais de como chegar ao cume de uma montanha. Ele que começou a escalar por puro hoby, e o esporte para ele acabou virando uma paixão. Criou o projeto “Sete Cumes” com o objetivo de conquistar o cume mais alto de cada continente: Vinson na Antártica, Kilimanjaro na África, Elbrus na Europa, Aconcágua na América do Sul, Cartensz na Oceania,  McKinley na América do Norte e Everest no Himalaia,  todos parte de um projeto realmente ousado. Para quem nunca teve coragem ou oportunidade de atingir o cume de uma montanha, Cid  Ferrari propõe um desafio e dá dicas interessantes de como começar, a começar pelos picos mais próximos de sua cidade. O último dos desafios de Cid Ferrari para completar os “Sete Cumes” é o pico do Everest, que ele planeja para 2016, quem sabe.

MONTE VINSON: ANTÁRTICA

Imagem: Christian Stangl – Fonte: www.es.wikipedia.org (CC BY-SA 2.0)

O monte Vinson, também conhecido como maciço Vinson, tem 4892 metros, sendo o ponto culminante do continente antártico na cordilheira Ellsworth. A escalada ao monte Vinson não é uma tarefa tecnicamente das mais difíceis, mas suas condições climáticas extremas podem transformar sua ascensão ao monte numa responsabilidade de risco.

Kilimanjaro - África - Stig NygaardKilimanjaro - Sam Hawley

Kilimanjaro - Joshua Smithkilimanjaro - Stig Nygaard

MONTE KILIMANJARO: ÁFRICA

Imagens 01 e 03: Stig Nygaard / 02: Sam Hawley / 04: Joshua Smith – Fonte: www.flickr.com (CC BY 2.0)

O monte Kilimanjaro é o ponto mais alto da África, com 5895 metros de altura, situado no Pico Uhuru, na Tansânia. Seu cume é formado pela cratera de um antigo vulcão (Kibo) e é a maior montanha livre do mundo.

Elbrus - Mir'ritil sa

MONTE ELBRUZ: EUROPA

Imagem: Mir’ritil – Fonte: www.flickr.com (CC BY-SA 2.0)

O monte Elbrus, com 5642 metros acima do nível do mar, embora localizado na parte ocidental da cordilheira do Cáucaso, na Rússia, é a montanha mais alta da Europa, assim sendo pelo fato da parte setentrional do Cáucaso frequentemente ser considerada como de localização na Europa, enquanto a parte meridional está situada na Ásia.

z Aconcáguaz Aconcágua desbiens_jean

ACONCÁGUA: AMÉRICA DO SUL

Imagens: desbiens_jean – Fonte: www.flickr.com (CC BY 2.0)

Localizado nos Andes argentinos, o monte de Aconcágua é o ponto mais alto de todo o Hemisfério Sul, com 6980,8 metros de altitude. Em suas três vias de acesso, a mais frequentada é a rota noroeste. As outras requerem escaladas em gelo e rocha. Por se tratar da montanha mais alta da América, é imensamente procurada por montanhistas de todo o mundo, que desafiam escalá-la.

z - pt. w Piramide Cartensz ou Puncakjaya cc by 2.0 por Alfindra Primaldhi

CARTENSZ: OCEANIA

Imagem: Alfindra Primaldhi – Fonte: www.pt.wikipedia.org (CC BY 2.0)

A Pirâmide Cartensz ou Puncak Jaya, situada na ilha da Nova Guiné, com 4884 metros, é o ponto mais alto da Oceania e a montanha mais alta de localização em uma ilha. Seu nome é uma homenagem ao explorador neerlandês Jan Carstenszoon, o primeiro europeu a avistar a montanha.

Z - McKinley - Harvey Barrison sa

MONTE MCKINLEY: AMÉRICA DO NORTE

Imagem: Hervey Barrinson – Fonte: www.flickr.com (CC BY-SA 2.0)

A 6194 metros de altura, localizado na maior montanha da América do Norte, o Monte McKinley também é uma das metas dos alpinistas de todo o mundo. Seu clima é imprevisível e conta com muito vento, o que dificulta bastante a escalada.

z everest -watchsmart

EVEREST: HIMALAIA

Imagem: watchsmart – Fonte: www.flickr.com (CC BY 2.0)

O Monte Everest, localizado na cordilheira do Himalaia, é a montanha mais alta da terra, a 8848 metros de altitude. Everest é uma homenagem a seu predecessor, sir George Everest. Para quem deseja um caminho menos extenuo deve optar pela rota sudeste, tecnicamente a mais fácil e mais frequentada. É a mais desafiadora montanha do planeta. Vários alpinistas já morreram ao tentar atingir o seu cume.

BLOG DO CID FERRARI

 

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *