Caça de perdiz no Uruguai

PerdizCAÇA DE PERDIZ – Houve um tempo em que o homem caçava para viver. A técnica era ensinada de geração para geração pelos avôs que passavam seus ensinamentos aos pais, os pais aos filhos, e os filhos aos netos. O que caracterizava uma boa caça era ter a mesa farta, garantindo a sobrevivência da espécie humana.

Créditos: Dick Culbert – Fonte: Flickr (CC BY 2.0)

Mas os tempos foram mudando e o homem já não precisava mais caçar para sobreviver. No entanto, muitos países ainda mantêm a tradição das caçadas, como o Uruguai, por exemplo, onde a caça é permitida e devidamente regulamentada. Para quem gosta desse tipo de esporte, a caça às perdizes comuns é uma experiência inesquecível.

Perdiz AlessandroPerdiz Alejandro Bayer Tamayo sa

 Imagens 1 e 2: Créditos: Alejandro Bayer Tamayo – Fonte: Flickr (CC BY-SA 2.0)

No Uruguai, para quem é adepto a esse esporte, se dá a oportunidade única de vivenciar a emoção das grandes caçadas, exatamente como nos velhos tempos, com a combinação da caça de aves de diferentes espécies. O país vizinho oferece esse tipo de lazer com toda assessoria e estrutura aos mais exigentes caçadores. Pois com tantas áreas extensas de plantações de arroz, milho e sorgo, suas terras são povoadas por grande quantidade de patos, pombas e perdizes, o ano todo. Perdiz Schelhing EdgardoPerdiz

Créditos – Imagem 1: Schelhing Edgardo (CC BY 2.0) – 2: Daniel Lobo (CC BY 2.0) – Fonte: Flickr 

Normalmente, as caçadas começam pela manhã com atiradas em patos e marrecos, nas diferentes lagoas existentes na região. E após o almoço, o caçador pode escolher entre caçar pombas ou perdizes. A caça às perdizes se dá nos campos e pradarias com cães de mostra, Bretão Espanhol, na modalidade de um guia e um cão para cada dois caçadores.

É possível encontrar as perdizes em pares, comuns em áreas onde elas têm ao seu alcance plantas espalhadas pelo chão. Voam em altitude baixa e de pequenas distâncias, entre 10 a 200 metros. Sua alimentação é básica de sementes de todos os tipos, nativas ou cultivadas, e outros alimentos como certos artrópodes (animais invertebrados cujo número varia com a classe).

Para essa aventura são encontradas acomodações bem confortáveis em casas de estância, com refeições de excelente qualidade, com pratos de caça e outros de padrão regional, nacional e internacional.download full movie Despicable Me 3 2017

Perdiz Javier Lastras bPerdiz Javier Lastras

Imagens 1 e 2: Créditos: Javier Lastras – Fonte: Flickr (CC BY 2.0)

No Brasil a caça é proibida, com exceções de alguns estados que permitem a prática desse esporte para algumas espécies, em temporadas específicas. E sobre as Codornas ou Perdizes, no Brasil e no mundo, podemos citar várias espécies. No Brasil elas vivem no cerrado, mas já estão descendo a serra e já podem ser encontradas nas caatingas do sertão, como Inhambus do pé roxo e Codorna Buraqueira.

 Perdiz Núria saPerdiz Ramón sa

Créditos – Imagem 1: Núria (CC BY-SA 2.0) – Imagem 2: Ramón (CC BY-SA 2.0) – Fonte: Flickr

OUTRAS ESPÉCIES DE PERDIZES – A perdiz vermelha (Alectoriz rufa), por exemplo, é uma ave de origem do sudeste da Europa, onde foi substituída por seu parente muito semelhante, a perdiz (Alectoris graeca).

Perdiz JRxpo saPerdix Rouge

Créditos – Imagem 1: JRxpo (CC BY 2.0) – Imagem 2: Daneil Jolivet (CC BY 2.0)- Fonte: Flickr

Assim como as espécies da América, é uma ave terrestre e, principalmente, sedentária, formando bandos fora da época de reprodução. Alimenta-se de sementes e outras matérias vegetais e vivem em planícies e colinas baixas de clima seco, e seus ninhos também são feitos no chão. Como suplementos de proteína, os mais jovens, em particular, gostam de insetos. Seu tamanho é de aproximadamente, entre 25 a 33 cm de comprimento.

Se você é adepto a esse esporte ou não conhece e quer conhecer, escolha um destino e embarque nessa viagem.

https://www.youtube.com/watch?v=_uohcoM4VKw

7 Comentários

  1. Edson

    Cresci vendo meu pai saindo para caçar com os amigos e ainda jovem passei a acompanhá-lo. Antes éramos respeitados como um grupo de homens de bem e hoje somos criminosos. Isso é Brasil. No leito de morte um velho amigo de meu pai me pediu para levá-lo ainda ao campo para somente ouvir o canto da perdiz. Democracia?

  2. Joel Beijamim Felde

    GOSTARIA DE CAÇAR AÍ.

  3. Quero um local no Brasil para a caça de perdizes patos etc.

  4. Olá , aqui deixo um lugar para a caça de perdizes, palomas

    http://www.estanciasantaclara.com.uy/caza.php?lang=pt#plumas-liebres

    saudações
    Martin

  5. Olho eu ja pratique esse tipo de esporte. Eu gostein muito.O meu a vô que me encino. de caça de pombo,perdiz e de pato. E vc parece tem bom campo para caça.

  6. Toninho amorim

    Gostaria de uma caça de perdiz, e legal e possível no Brasil onde?

  7. ademir matté

    Procuro lugar para caçar perdizes, palomas e patos