Bento Gonçalves – Capital Brasileira da Uva e do Vinho

 

Bento Gonçalves

Conhecida como a Capital Brasileira da Uva e do Vinho, Bento Gonçalves está localizada na Serra Gaúcha, um dos principais núcleos turísticos do Rio Grande do Sul e, maior e mais importante região vinícola do Brasil, com paisagens incríveis e um importante polo industrial de um povo que soube desenvolver a indústria e o turismo, ligado ao cultivo da uva e do vinho, mas que também soube preservar sua cultura.

Créditos: Alexsander Martins Cruz – Fonte: www.flickr (CC BY 2.0)

Vinícola Miolo, por Luiz Gadelha Jr. - Fonte: www.flickr.com (CC BY 2.0)Vinícola Miolo, por Jeff Belmonte - Fonte: www.flickr.com (CC BY 2.0)

Foto 1: Luiz Gadelha Jr. – Fonte: Flickr (CC BY 2.0)   –   Foto 2: Jeff Belmonte – Fonte: FlickR (CC BY 2.0)

Créditos: Alexsander Martins Cruz – Fonte: www.flickr.com (CC BY 2.0)

De Porto Alegre para Bento Gonçalves, são aproximadamente 125 km via RS-122 ou 160 km via BR-453 e BR-386. – Temperaturas: médias mínimas de 8ºC e médias máximas de 17ºC.

Sala de descanso de vinho, por Jeff BelmonteMirante da Ferradura, Vale do Rio das Antas, por Jeff Belmonte

Fotos 1 e 2 – Créditos: Jeff Belmonte – Fonte: www.flickr.com (CC BY 2.0)

Maria Fumaça, por Jeff BelmonteMaria Valdete de Oliveira

Foto 1: Jeff Belmonte – Flickr (CC BY 2.0)   –   Foto 2: Maria Valdete de Oliveira – Flickr (CC BY 2.0)

Rotas turísticas: Vale dos Vinhedos Caminhos de Pedra, Vale do Rio das Antas, Rota das Cantinas HistóricasEncantos de Eulália, lugares que encantam e proporcionam um passeio inesquecível pela Serra Gaúcha e, de vez em quando, até com direito a neve.

Vale dos Vinhedos - Sérgio CarvalhoVale dos Vinhedos - Lidyanne Aquino

Foto 1: Sérgio Carvalho – Fonte: Flickr (CC BY 2.0)   –  Foto 2: Lidyanne Aquino – Fonte: Flickr (CC BY 2.0)

Caminhos de Pedra - Glauco Umbelino

Créditos: Glauco Umbelino – Fonte: www.flickr.com (CC BY 2.0)

Encantos de Eulália - Casarão Toniolo - daniel poletti saVale dos Vinhedos - Sérgio Carvalho

Foto 1: daniel poletti – Fonte: Flickr (CC BY 2.0)   –   Foto 2: Sérgio Carvalho – Fonte: Flickr (CC BY 2.0)

Jeff BelmonteLidyanne Aquino

Foto 1: Jeff Belmonte – Fonte: Flickr (CC BY 2.0)   –   Foto 2: Lidyanne Aquino – Fonte: Flickr (CC BY 2.0)

FENAVINHO

Uma das principais festas do gênero do país, a Fenavinho é palco de celebração da excelência dos vinhos da nossa terra, sendo de importância fundamental na evolução da safra brasileira, reunindo todos os segmentos ligados à uva e ao vinho, abrindo novos mercados dentro e fora do país. Em 2017 o evento já estará completando 50 anos de história. E todos esses anos fizeram de Bento Gonçalves, a Capital Brasileira do Vinho.

Ana Raquel S. Hernandes - www.flickr.com (CC BY-SA 2.0)Ana Raquel S Hernandes sa

Fotos 1 e 2: Ana Raquel S. Hernandes – Fonte: www.flickr.com (CC BY-SA 2.0)

A UVA

Todos os povos, desde as mais remotas civilizações, têm na uva uma das frutas mais saudáveis do planeta, uma verdadeira fonte de bem estar. A uva provém da videira, vinha ou parreira. Uma planta trepadeira de rica folhagem, invasora, mas não é rebelde e mostra-se até doce, quando educada pela mão do homem. Nenhuma planta é mais doméstica que a vide.

Fábio Ingrossosergio barbieri sa

Foto 1: sergio barbieri – Fonte: Flickr (CC BY-SA 2.0)  –  Foto 2: Fábio Ingrosso – Fonte: Flickr (CC BY 2.0)

A uva controla a pressão arterial, diminui a possibilidade da formação de coágulos, é anticâncer e antienvelhecimento. É rica em glicose e frutose, sendo por tanto, uma inesgotável fonte de energia, mas deve ser consumida com moderação, por seu alto teor calórico. É comprovado que uma taça de vinho ou um copo de suco de uva puro por dia, diminui a chance de problema cardíaco, pois são ricos em substâncias antioxidantes que protegem o organismo de doenças causadas por processos oxidativos. O suco é um forte aliado contra diabetes, colesterol alto, hipertensão e doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson. O suco de uva integral sem adição de açúcar faz emagrecer, dá saúde ao coração e também faz viver mais. De preferência, deve ser consumido o produto em vidro. O suco de uva, apesar do dobro em caloria, é mais benéfico à saúde, pois seu processo de fabricação produz mais moléculas antioxidantes e não contém aditivos químicos. E qual a diferença entre o vinho e o suco, como muitos costumam perguntar. A resposta, é que dois são benéficos à saúde. A diferença está que o suco não contém álcool.

Luciano NobreMonica Arellano-Ongpin

Foto 1: Luciano Nobre – Fonte: Flickr (CC BY 2.0)   –   Foto 2: Arellano Angpin – Fonte: Flickr (CC BY 2.0)

Um copo do suco de uva integral concentrado por dia é o suficiente. De preferência consumi-lo sempre sozinho nos intervalos das refeições, para que ele possa ser digerido mais rapidamente, evitando o processo de gases, quando consumido durante as refeições.

A uva é um dos frutos mais medicinais da terra. Peitoral, refrescante, suavizante, depurativa, diurética, aperitiva, calmante, anti-escorbútica, tônica e reconstituinte. Ela atua sobre o fígado, pâncreas, rim, intestino e pulmão, atenuando a bronquite, sobre tudo aos intoxicados, aos arteriosclerosos e aos comedores pletóricos (relativo ao aumento geral ou local da massa sanguínea).

FeansManuel sa.

Foto 1: Feans – www.flickr.com (CC BY 2.0)   –   Foto 2: Manuel – www.flickr.com (CC BY-SA 2.0)

Comprovadamente, a uva efetua uma verdadeira lavagem do sangue, facilitando a eliminação das matérias morbosas (em estado doentio) para o exterior.

Preparada em forma de uva-passa, ela transforma-se também numa forte aliada contra o mal de Parkinson, Alzheimer e demência, pois ainda é mais poderosa do que a uva tirada do cacho, porque fica mais concentrada.

Mas é importante, na hora de escolher a uva, observar se os cabinhos estão verdes. Também é bom ficar atento se apresentam aromas frescos e doces.

Manuel salubasi sa

Foto 1: Manuel – www.flickr.com ( CC BY-SA 2.0)   –   Foto 2: lubasi – www.flickr.com (CC BY-SA 2.0)

Quanto àquela cor esbranquiçada, se deve ao uso de sulfato de cobre e cal no combate as doenças. Portanto, recomenda-se lavar bem em água corrente, podendo também ser lavadas com o uso de limão ou vinagre. Caso use o vinagre, deve-se depois, passar as uvas em água novamente para eliminar o gosto e, também, evitar o efeito deletério (prejudicial à saúde) do vinagre sobre o organismo.

Composição química em 100 gramas

Calorias: 78,00

Água: 81,80 g

Hidratos de carbono: 19,90 g

Proteínas: 1,40 g

Gorduras: 1,40 g

Sais: 0,50 g

Vitamina A: 50 U. I.

Vitamina B1 (Tiamina): 60 mcg

Vitamina B2 (Riboflavina): 60 mcg

Niacina: 0,560 mcg

Vitamina C (Ácido ascórbico): 4,600 mcg

Potássio: 197 mg

Fósforo: 31 mg

Enxofre: 24 mg

Magnésio: 4 mg

Cálcio: 19 mg

Ferro: 0,7 mg

Sódio: 15 mg

Silício: 3 mg

Cloro: 1,5 mg

* Bento Gonçalves Um Giro pelo Município, de Sérgio Pedrotti, um vídeo que vale à pena ser visto. 

Receitas:

Mousse de uva

Docinho de uva

Bombom de uva

Receita de vovó

Sagu de suco de uva

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *